terça-feira, 8 de setembro de 2015

Termo de Abertura do Projeto

Como promessa é dívida, seja com os amigos que decidiram nos seguir, mas principalmente com o professor do curso de extensão que está a nos cobrar, segue o Termo de Abertura do Projeto acompanhado do Cronograma Macro de nossas atividades. O intuito aqui, além de saldar a obrigação contraída, é estruturar as atividades desenvolvidas evitando o desperdício de recursos ou mesmo o total colapso do projeto diante da caos inerente da rotina dos membros dessa empreitada.

--

Termo de Abertura do Projeto

Nome: "Estufa Hidropônica" (dentro do conceito de Hidroponia Social, restringimos o nome ao objeto direto do projeto que é a construção da estufa)

Cliente: Associação Nipo-Brasileira de Rio Grande da Serra

Finalidade: construção de uma estufa hidropônica de 7x5 e plantio das primeiras mudas de hortaliças que frequentarão a estrutura.

Descrição do Projeto: auxiliar no desenvolvimento do conceito de Hidroponia Social em Rio Grande da Serra, promovendo sustentabilidade (ambiental e financeira) ao nosso cliente por meio de cultivo de hortaliças que serão cuidadas e vendidas pela própria instituição revertendo algum lucro e oferecendo uma opção saudável de alimentação na região, gerando um ciclo virtuoso na comunidade. 

Premissas: cumprir as expectativas do cliente; seguir a linha de sustentabilidade na construção; maximizar o uso de recursos disponíveis no local, humanos (voluntariado) e materiais.

Restrições: observar prazo de entrega, fim do curso de extensão (segunda semana de novembro/2015); o projeto não poderá ser financiado por nenhum dos integrantes da equipe do curso de projetos sociais UNIFESP.

Riscos: não conseguir a captação dos recursos requeridos (ou excedê-la em demasia); pouca adesão por parte do corpo de voluntários convocados na parte da construção; dissolução da equipe; comprometimento da finalização do projeto devido a falhas na execução do cronograma.

Critérios de Aceitação: qualidade da estrutura física da estufa hidropônica.

Estrutura da Equipe: Aline: relacionamento com o cliente e estruturação do projeto; Daissy (líder): pesquisa técnica sobre estufas hidropônicas; Elizabete, elaboração de estratégias para captação de recursos; Luis, blog e comunicação; Akira: representante do cliente e colaborador.

Monitoramento: Reuniões semanais para acompanhamento das ações, uma presencial breve nas quintas feiras, logo após a aula semanal do curso; outra virtual e mais detalhada (via whatsapp), preferencialmente as sextas feiras. Discutir na seguinte base: atividade/data/responsável/status

--

Cronograma Macro


ATIVIDADES  ago/15 set/15 out/15 nov/15
DIAGNOSTICO 
BLOG 
ESCOPO 
CAPTAÇÃO DE RECURSOS 
MONTAGEM ESTUFA 
PLANTIO